A SEGUNDA RUA DO JOVEM DO VARJÃO

 

A prática da rua de lazer tem se tornado popular no Brasil. A proposta de fechar a rua para os carros e abri-las para os pedestres, ciclistas, skatistas é uma forma de democratizar os espaços públicos. Afinal, ali todos são pedestres! É na rua que existe o contato humano e ocorrem as interações sociais.

 

O projeto Rua do Jovem surgiu a fim de propor uma revitalização nos espaços públicos do Varjão, ao longo da Avenida Principal, envolvendo a comunidade no desenvolvimento do projeto. Durante tal processo, foi possível realizar em parceria com a Administração Regional do Varjão, a ONG Rodas da Paz e o Coletivo das Ruas, a primeira Rua de Lazer do Varjão, que deu abertura à Semana da Mobilidade do DF, em setembro de 2015.

 

O sucesso foi grande, afinal a comunidade do Varjão teve a oportunidade de aproveitar a rua sem o empecilho ou medo dos carros! Além disso, pintamos uma faixa de pedestres junto aos jovens para ressaltar a importância dos pedestres nas ruas. O projeto teve continuidade em 2016. A proposta é que a cada dois meses, seja realizada a Rua do Jovem. E nós iremos propor a cada evento, uma intervenção a fim de empoderar os jovens nas ações de sua cidade.

 

No domingo, 3 de abril, nós tivemos a segunda edição do evento. Um trecho da Avenida Principal ficou fechada para os veículos, enquanto os jovens puderam ocupar a rua com suas bicicletas, skates e até bola. Como intervenção, propusemos uma oficina de pintura e grafite nos muros da Escola Classe do Varjão, que abraça a praça principal. Contamos com o apoio do Sistema Voluntariado da CNI e com a ajuda dos grafiteiros da região. As crianças se empenharam para deixar o muro de sua escola mais bonito! E de fato, ficou lindo!

 

 

 

Gostaria de propor uma Rua do Lazer

para o seu bairro? Fale com a gente!

Mostrar Mais

Apoio

© 2020 por MOB