Intervenção ArchCine

Uma sala de cinema no Setor Comercial Sul

Mais uma vez realizamos a Caminhada da Joaninha, um passeio lúdico e interativo para mostrar às crianças a importância de estar atento às cidades. A primeira vez que a atividade aconteceu foi em maio de 2016, comemorando os 100 anos de nascimento de uma importante figura para o pensamento contemporâneo do urbanismo, Jane Jacobs.

 

Maio é o mês em que o mundo inteiro celebra seus ensinamentos realizando caminhadas em um movimento intitulado Jane’s Walk. Essa celebração é um lembrete da necessidade de pensarmos e fazermos nossas cidades sempre mais democráticas e justas, pensando mais nos pedestres e ciclistas e menos nos carros.

 

O MOB adotou a ideia adaptando-a para os pequenos. As crianças têm enorme potencial de aprendizado e precisam ser, também, protagonistas de seu aprendizado. Além disso, a experiência coletiva faz com que seja possível absorver o ambiente em que se vive não somente a partir de uma percepção individual, mas também através de uma observação compartilhada.

Dessa vez a joaninha pousou no Guará, cidade satélite do Plano Piloto com intenso uso das ruas por seus moradores, principalmente para esportes. Nos encontramos na pracinha da QE 17 para iniciarmos o passeio com um aquecimento e alongamento. A cada ponto de parada foi discutido um importante tema para a conquista da urbanidade.

 

De vendas nos olhos iniciamos a caminhada ouvindo a cidade atentos aos sentidos e a tudo o que nos cerca. Conversamos sobre o destino do lixo e  fizemos um exercício sobre a separação dos resíduos entre seco e orgânico, sentimos a má qualidade dos espaços para pedestres e ainda cuidamos da rua com os curativos urbanos.

Ao final, as crianças receberam a medalha de Guardiões da Cidade e fizeram juramento prometendo cuidar dos espaços públicos, preservar as árvores e deixar a rua sempre limpa.

A Caminhada da Joaninha ganhou um prêmio no I Encontro de Urbanismo Colaborativo em novembro de 2016 em Curitiba na categoria Conscientização e Formação Cidadã. Além disso, o projeto foi selecionado para exposição na XX Bienal de Arquitetura y Urbanismo do Chile em outubro de 2017.

Tanto reconhecimento mostra a importância da educação urbana desde já. As crianças são o futuro, precisamos investir nisso!

© 2020 por MOB