WhatsApp Image 2016-11-20 at 19.26.05.jp

#intervém?

oficina ruas criativas 

curitiba,PR 

A oficina Ruas Criativas, comandada pelo Coletivo MOB e pelo grupo Bloco B de Florianópolis/SC, aconteceu em novembro de 2016 na Casa Hoffmann - Curitiba/PR. Fizemos parte da programação do 1º Encontro de Urbanismo Colaborativo do Brasil. Participaram cerca de 20 entusiastas do urbanismo, que foram estimulados a enxergar a cidade como um grande “parque de diversões”, extrapolando a apropriação usual dos elementos urbanos.


A princípio, o local escolhido para a intervenção foi a Praça de Bolso do Ciclista, área que passou e passa por intensa apropriação cidadã em Curitiba. A partir da técnica do estêncil, o objetivo inicial era propor um protótipo de brincadeira que instigasse os transeuntes, moradores, comerciantes e os próprios participantes a olhar para aquele espaço de intervenção de uma maneira fora do usual.

.
Após a apresentação da oficina, foram formados três grupos de trabalho. Cada grupo partiu para um breve reconhecimento à pé dos arredores da Praça de Bolso. Na volta, os grupos sentaram para discutir e produzir suas propostas. A roda final de compartilhamento de ideias foi surpreendente, pois apesar das propostas terem sido diversas e bastante interessantes, o grupo todo concluiu que, por sermos heterogêneos, vindos de diversas partes do país, parecia pouco legítimo intervir em um espaço recém conhecido.


Por isso, visando a continuidade e consequente expansão das possibilidades da oficina, o grupo propôs que seria interessante cada um pensar em uma intervenção em suas respectivas cidades de origem, assumindo o compromisso de compartilhar as imagens e as ideias via e-mail com os demais participantes, criando assim um mapa de intervenções espalhadas pelo país.


A cereja do bolo foi a criação da hashtag #intervém? que deveria acompanhar as publicações e compartilhamentos de todas as intervenções nas mídias sociais, item que as unificaria. A hashtag faz alusão à discussão do grupo a respeito do questionamento de até que ponto cada um se sente apto e legítimo para intervir em um espaço público. 

Para apresentar o resultado dessa oficina plural, eis a seguir a cartilha - que pode ser baixada aqui - e o mapa com a coletânea de intervenções produzidas pelos participantes: 

galeria

Parceria

© 2020 por MOB