MOB GUARÁ:

O que você deseja para o guará?

O Coletivo 156 é formado por um grupo de moradores do Guará atento às necessidades culturais e de lazer do bairro. Pensando nisso, decidiram instituir o ‘Rota 156-Guará na Rua’ todo ultimo domingo de cada mês, a Avenida Central é fechada para carros e aberta apenas aos pedestres. Desde julho de 2015 o grupo organiza programação com diversas atrações culturais a fim de ocupar a rua oferecendo sempre muitas atividades, desde aulas de zumba a contação de histórias.

 

Com o objetivo de apoiar o evento e entrar em contato com a comunidade guaraense, o MOB movimentou e ocupou esse bairro com a oficina ‘Que ônibus passa aqui’ e o painel ‘O que você deseja para o Guará?’. As duas atividades foram desenvolvidas para gerar nos moradores uma reflexão das questões urbanas e da responsabilidade que cada um tem sobre sua cidade.

 

‘Que ônibus passa aqui’ são placas confeccionadas com materiais reutilizáveis e colocadas em paradas de ônibus para serem preenchidas pelos usuários de transporte público. O objetivo é construir de maneira colaborativa um quadro com informações das linhas e horários de ônibus. A falta de informação é uma das grandes fragilidades do transporte urbano brasiliense.

 

O painel ‘O que você deseja para o Guará?’ é um quadro aberto para exposição das vontades dos moradores para uma cidade melhor, todos estavam convidados a escrever. Foi também utilizado como ferramenta de consulta popular por uma das integrantes do MOB em seu trabalho final de graduação – ver projeto Leitura e gestão da paisagem: o estudo do Guará.

Apoio

© 2020 por MOB