MOB PLANALTINA

Oficina de Revitalização da Pracinha do Museu

Partindo da iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal em reverter recursos de um processo de compensação ambiental na cidade de Planaltina, Distrito Federal, a Fundação Aron Birmann e o Coletivo MOB realizaram, em janeiro de 2016, uma oficina com os moradores do local para discutir as necessidades e demandas dos usuários para a Praça Salviano Monteiro Guimarães, tambén conhecida como Pracinha do Museu.

 

Tendo como apoio a prática do Placemaking de atuar em pequenos espaços de maneira estratégica, a oficina teve como objetivo sensibilizar o olhar ao centro histórico da cidade como um conjunto e não apenas como elementos pontuais perdidos do contexto colonial. Em uma manhã de atividades específicas para elaboração de projetos arquitetônicos participativos foi possível identificar as fraquezas da praça e também suas maiores potencialidades e riquezas.

 

Os produtos da oficina foram diretrizes de projeto e recomendações técnicas que irão balizar a construção de um novo projeto arquitetônico para o espaço. O Governo de Brasília prossegue em andamento para a finalização do projeto e início das obras.

 

A cartilha (versão resumida do relatório final da oficina) está disponível para download.

Mostrar Mais

Realização:

© 2020 por MOB