MOBilize! São Sebastião

Ocupando e movimentando a Praça do Reggae 

O MOBilize! é um projeto desenhado pelo Coletivo MOB que consiste em um processo comunitário participativo, com o objetivo de construir um novo entendimento da relação do cidadão com os espaços públicos. Para tal, o processo é dividido em dois grandes momentos: um evento de ocupação e um mutirão de transformação.
Nossa metodologia é baseada em em 4 etapas:
observar, despertar, ativar e transformar. Cada uma delas envolvem ferramentas e estratégias de sensibilização das pessoas para a temática urbana por meio da troca de saberes em debates, explanações e dinâmicas coletivas. 
Tendo em vista o caráter centralizador das oportunidades no Distrito Federal, e considerando nossas diversas experiências e redes de ação, a cidade de São Sebastião, distante aproximadamente 23km do centro da capital, foi o cenário escolhido para o trabalho.

A experiência durou aproximadamente 6 meses, tendo início em novembro de 2018 e finalizando em abril de 2019. O relato completo de todo o processo, inclusive a metodologia adotada, se encontra nessa cartilha que preparamos com muito carinho. 
O projeto contou com o financiamento do Fundo Casa, organização não governamental, sem fins lucrativos, que financia pequenos projetos e o fortalecimento do espectro de suas ações. O edital do Programa CASA Cidades foi lançado em 2017, com a prerrogativa de financiamento de projetos sociais voltados para o ambiente urbano que buscassem dentre outros, a criação e fortalecimento de rede.
O Programa CASA Cidades é uma realização do Fundo Socioambiental CASA, em parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK.

© 2020 por MOB