IMG_5140.jpg

Oficina de Revitalização da Pracinha do Museu

planaltina, df

Partindo da iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal em reverter recursos de um processo de compensação ambiental na cidade de Planaltina, Distrito Federal, a Fundação Aron Birmann e o Coletivo MOB realizaram, em janeiro de 2016, uma oficina com os moradores do local para discutir as necessidades e demandas dos usuários para a Praça Salviano Monteiro Guimarães, tambén conhecida como Pracinha do Museu.

 

Tendo como apoio a prática do Placemaking de atuar em pequenos espaços de maneira estratégica, a oficina teve como objetivo sensibilizar o olhar ao centro histórico da cidade como um conjunto e não apenas como elementos pontuais perdidos do contexto colonial. Em uma manhã de atividades específicas para elaboração de projetos arquitetônicos participativos foi possível identificar as fraquezas da praça e também suas maiores potencialidades e riquezas.

 

Os produtos da oficina foram diretrizes de projeto e recomendações técnicas que irão balizar a construção de um novo projeto arquitetônico para o espaço. O Governo de Brasília prossegue em andamento para a finalização do projeto e início das obras.

 

O relatório final completo da oficina e a cartilha (versão resumida) já estão disponíveis para download.

Os momentos de partilha entre os moradores e as referências de usos do espaço público que disponibilizamos, aguçaram o olhar da comunidade levando-os a identificar o potencial dos elementos já existentes na praça. Foi então que surgiu a idéia de propor um cinema ao ar livre.


Seguindo a linha de fazer mais com menos, e acreditando no poder da colaboração, organizamos um cinema ao ar livre na praça apenas com ajuda de parceiros. Com telas, projetor e som emprestados contactamos a Administração Regional, que emitiu autorização para o evento e disponibilizou o ponto de energia mais próximo à praça.


Cerca de 40 pessoas estavam presentes e puderam desfrutar de uma noite agradável na pracinha com direito a filme, pipoca e novos amigos. A atividade foi instrumento de demonstração de como pode ser simples e divertido transformar nossos espaços públicos.


Eai, que tal propor uma sessão de cinema na pracinha próxima? 

GALERIA oficina participativa

Mostrar Mais

GALERIA cinema na praça

Mostrar Mais

PARCERIA

© 2020 por MOB