Buscar
  • Movimente e Ocupe o seu Bairro

Ebaa !! Nosso primeiro prêmio :)


Na semana passada tivemos a oportunidade de participar do 1º Encontro de Urbanismo Colaborativo em Curitiba - PR. Além de conhecer uma cidade incrível, cada vez mais voltada para seus ciclistas e pedestres e de um transporte público invejado por muitas cidades, foi uma ótima ocasião para trocarmos experiências e enriquecermos o diálogo entre os entusiastas do urbanismo colaborativo espalhados pelo Brasil todo.

Fortalecer esse movimento que vem tomando cada vez mais força foi muito valioso para todos nós que nos esforçamos tanto para construir novas formas de encarar o desenvolvimento e a transformação das cidades, que agora não podem mais ser entendidos sem que antes se compreenda as relações que se estabelecem entre as pessoas e o espaço em que elas vivem, e como isso consequentemente influencia na maneira como elas usufruem a cidade.

O tema ainda é muito novo e falar de participação ainda é andar por um caminho pouco explorado, até porque cada comunidade é uma comunidade, cada cidade é uma cidade. Segundo Camilo Boano, diretor da Msc Building and Urban Design in Development da University College of London, "a participação não se ensina, se descobre...". E nada melhor do que descobrir com quem se propõe a se arriscar e a tentar na prática.

Aprendemos muito, tanto com os palestrantes quanto com os diversos projetos inspiradores apresentados ao longo da inédita Mostra de Urbanismo Colaborativo. Dentre as boas surpresas que tivemos, uma teve um gostinho muito especial: sermos vencedoras da categoria Formação e Consciência Cidadã com o projeto Caminhada da Joaninha. Nosso primeiro prêmioo !! Uhullll!

O projeto, feito em maio desse ano, foi uma versão da Jane’s Walk para crianças. Uma caminhada interessante e interativa, onde pudemos explorar com elas e com seus pais os diversos aspectos dos espaços públicos de uma Superquadra de Brasília. A atividade está toda detalhada aqui e pode ser replicada por qualquer um que queira ser um MOB.ilizador em sua vizinhança. É barato, é rápido e tem um resultado super positivo!

Ficamos muito muito gratas com a resposta positiva que tivemos a respeito da atividade e pretendemos em breve lançarmos novas edições da Caminhada da Joaninha!

É só o começo galera :) energias renovadas!


© 2020 por MOB