Buscar
  • Movimente e Ocupe o seu Bairro

MOBilize! em São Sebastião


O ano está acabando mas nossa energia não! Nesse mês de dezembro iniciamos novo projeto na comunidade de São Sebastião. O MOBILIZE! é processo comunitário participativo que busca construir coletivamente um novo entendimento de nossa relação com a rua a partir de atividades de ocupação e transformação da cidade.

Descentralizando nossas ações e visando costurar o território do DF respeitando suas diferenças, a metodologia de mobilização desenvolvida por nós será posta em prática na região de São Sebastião, distante aproximadamente 23km do centro da capital. A cidade nasceu da ocupação da região por fábricas de tijolos que produziam o material para a construção de Brasília já em 1957. As olarias construídas ainda estão presentes em certos pontos da cidade.

Dentre os locais de maior movimentação cultural do DF, a comunidade de São Sebastião tem destaque pelo número e qualidade dos projetos sociais e culturais que são organizados pelos moradores.

A Casa Frida, espaço que gentilmente nos recebe durante os encontros, é referência de acolhimento à mulher e de promoção da cultura e da diversidade na cidade. Outro ponto de cultura de São Sebas é a Ludocriarte, associação que atua na garantia dos direitos das crianças por meio de atividades culturais, artísticas e educativas.

Resgatando pontos históricos e relevantes da cidade, o Sebas Turística realiza visitas e registro trazendo à tona a necessidade de discussão e entendimento da identidade periférica de Brasília.

Utilizando a rua como local de aprendizagem e inspiração, o Escola na Rua proporciona atividades e parcerias que conseguem demonstrar o potencial de uma educação comunitária e participativa no ensino público. Ainda na área da educação, esteve conosco professor do Centro Educacional São Francisco, escola pública de ensino médio mais conhecida como Chicão e com importantes projetos e atividades didáticas e culturais envolvendo alunos e comunidade.

Durante nosso encontro pudemos conhecer e reconhecer em mapa alguns espaços públicos de interesse da comunidade e identificar outros com potencial para novos usos. Durante esse mapeamento colaborativo os moradores compartilharam histórias, experiências e dificuldades vividas nas ruas.

A união de tantos grupos e pessoas engajadas irá transbordar e se manifestar nas ruas de São Sebastião por meio de evento de ocupação com apresentações culturais no início no próximo ano. Fique atento, já estão todos convidados!

#mobilize #sãosebastião #casacidades

© 2020 por MOB