Bora ocupar a praça com CINEMA!

 

 

 

 

 

 

No início de janeiro deste ano, o MOB realizou junto à Fundação Aron Birmann, ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e aos Amigos do Centro Histórico de Planaltina, uma oficina de Revitalização da Pracinha do Museu, em Planaltina, DF.

A Praça, oficialmente intitulada Coronel Salviano Monteiro Guimarães, pertence ao entorno de proteção do tombado Museu Histórico e Artístico de Planaltina, sendo palco de muitas atividades culturais da comunidade e portando um caráter histórico importante. Ainda assim, percebe-se logo na primeira visita, que o espaço carece de revitalização e um cuidado maior para potencializar o uso já existente.

Assim, o  MOB foi convidado pela Urbanizadora Paranoazinho para desenvolver estratégias de Placemaking [1], a fim de identificar os anseios dos moradores de Planaltina para aquela praça, e propor diretrizes para um projeto arquitetônico e urbanístico, bem como alternativas a serem executadas a curto prazo, e com impactos sociais positivos.

 

Desenvolvemos uma série de dinâmicas que foram realizadas ao longo da manhã de um sábado. Cerca de 60 pessoas compareceram e participaram das discussões, debates e atividades lúdicas. O resultado você pode conferir melhor aqui.

Dentre várias demandas identificadas, pôde-se perceber uma grande vontade por parte da comunidade em realizar eventos culturais na pracinha em diferentes momentos do dia e da noite, de forma a prestigiar os artistas locais, e usufruir mais do anfiteatro existente. Diversas ideias surgiram, mas a sugestão de um morador agradou imediatamente a todos: Um cinema ao ar livre na pracinha!

Assim, o MOB logo se predispôs a ajudá-los a realizar esse evento na praça. A ação foi divulgada por meio do Facebook, e demais redes sociais. Na página do evento, os participantes votaram o filme a ser exibido. Dentre as três opções, Caramuru, O Palhaço e O menino da Porteira, tivemos o segundo filme como vencedor.

Foram necessárias autorizações da Administração de Planaltina para o uso da praça e permissão para uso de um ponto de energia do Museu Histórico e Artístico de Planaltina devido à sua posição estratégica lindeira à praça. Depois, coube a nós buscarmos, juntamente com os moradores, pessoas e entidades que pudessem nos emprestar equipamentos como: telas para projeção, projetor, caixas de som, microfone e extensões, conseguidos com o apoio de diversos colaboradores.

Desse modo, foi possível realizar com o apoio dos moradores de Planaltina, o tão esperado Cine ao ar livre na Pracinha, que ocorreu dia 28 de maio às 20h, e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, que riram e se emocionaram com O Palhaço.

Recebemos uma resposta muito positiva por meio de mensagens e pedidos para um próximo cinema. E já queremos mais!

E ai? Bora ocupar a praça? Se você tem interesse em realizar um Cinema ao Ar livre na praça do seu bairro, veja esse passo-a-passo.

 

 

 

[1] Placemaking é um processo de planejamento, criação e gestão de espaços públicos totalmente voltado para as pessoas, visando transformar ‘espaços’ e pontos de encontro em uma comunidade – ruas, calçadas, parques, edifícios e outros espaços públicos – em ‘lugares’, que eles estimulem maiores interações entre as pessoas e promovam comunidades mais saudáveis e felizes. Fonte: placemaking.org.br

Please reload

Posts Em Destaque

MOBilize! Mutirão na Praça do Reggae

22 May 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square

© 2020 por MOB